Universo dos Perfumes



O perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e agua, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, principalmente, ao corpo humano.

O perfumista usa a fantasia e o nariz para criar fragâncias marcantes, que podem reunir até 300 matérias-primas. É capaz de distinguir mais de 3 mil cheiro e consegue combiná-los em uma quantidade ilimitada de fórmulas. Como um maestro compões as diferentes notas, e sua mistura resultada no acorde ou na harmonia da fragância, imaginando o papel em que cada ingrediente terá em sua composição olfativa. A força de um perfume depende da concentração de extrato aromático e das matérias-primas usadas em sua composição. Transformar esse mix em sucesso está nas mãos dessa categoria restrita e valiosa de profissionais, que ganha salários astronômicos para desenvolver essências sob encomenda.

Classificação pela Concentração

A concentração de uma fragrância pode ser classificada de acordo com a quantidade de óleos aromáticos diluídos em um solvente (mais comumente etanol e água):
Parfum (extrato de perfume): a forma mais concentrada, de 20% a 40% (~25%) de compostos aromáticos (essência).
Eau de parfum (deo perfume): de 12 a 18% (~15%) de compostos aromáticos (essência).
Eau de toilette: de 8 a 14% (~10%)de compostos aromáticos (essência).
Eau de cologne (deo colônia): 3 a 7% (~5%), baixa concentração de essências (essência).
Splash Perfumes:  de 1% a 2% (~1,5%) de compostos aromáticos (essência).

Fórmulas Básicas


Parfum: álcool de cereais (95%Vol Etanol): 64% propilenoglicol: 3% água deionizada: 8% a 12% essência: 20 a 40% (~25%)
Eau de parfum: álcool de cereais (95%Vol Etanol): 75% propilenoglicol: 2% água deionizada: 8% a 12% essência: 12 a 18% (~15%)
Eau de toilette: álcool de cereais (95%Vol Etanol): 80% propilenoglicol: 2% água deionizada: 8% a 12% essência: 8% a 14% (~10%)
Eau de cologne: álcool de cereais (95%Vol Etanol): 85% propilenoglicol: 2% água deionizada: 8% a 12% essência: 3 a 7% (~5%)
Splash Perfumes: álcool de cereais (95%Vol Etanol): 85% propilenoglicol: 2% água deionizada: 8% a 12% essência: ~1%

Principais Famílias Olfativas

As fragrâncias classificam-se em:

Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se "frutados".
Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.
Fougère: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.
Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.
Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.
Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.
Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.
Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.

 
Classificação


A força de um perfume depende, basicamente de concentração de matérias-primas ulitizadas em sua concepção. Do ponto de vista técnico, consiste na mistura de vários ingredientes voláteis dissolvidos em alcool, que se espalham no ar em temperaturas normais. Pela origem a palavra perfume aplica-se se somente ao tipo de composição que contém a mais alta proporção de extrato aromático com o menor teor de alcoól possível. As outras combinações quase sempre levam um pouco de água na fórmula. Essa concentração portanto é fator determinante na nomenclatura. É comum ouvir falar em fragâncias com forte - ou fraco - poder de fixação, ou seja que persistem - ou não - por várias horas. Mas o efeito não é merito de um agente fixador, como há quem acredite. Na verdade, a fixação se deve às notas de base - ou de fundo. Elas são ingredientes mais densos e persistem, capazes de atuar na composição de modo a proporcionar uma difusão mais lenta.

Notas de Saída (Cabeça)


A introdução. A impressão inicial, elaborada para despertar o interesse, são as notas mais leves aquelas que "escapam" do frasco. Ingredientes ligeiros e voláteis que evaporam rapidamente, são sentidas logo após após a sua aspersão, vão direto paras as narinas. São notas frescas como limão, bergamota, laranja, pinho, lavanda e eucalipto.

Notas de Coração (Corpo)

O centro, a alma, a personalidade do perfume, são notas que expressam o tema principal da fragância. Menos voláteis, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume "desaparece" sobre a pele. São notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias.

Notas de Fundo (Base)

Garante o poder de fixação de uma fragância, são notas que definem o cheiro que se difunde na pele. Poucos voláteis, os ingredientes evaporam lentamente, é o último acorde a ser percebido e o que permance por mais tempo. São notas densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal.

Ingredientes

As flores são efetivamente, as principais fontes de inspiração para os perfumistas. No entando os óleos essencias usados na elaboração de um perfume pode vir também das raízes, caules, folhas, sementes, frutos, resinas, cascas de árvores, entre outros, o que proporciona um leque limitado de combinações. A laranjeira por exemplo oferece o neroli (extraído das flores), óleo cítrico (obitido da casca da fruta), e petitgrain (oriundo de folhas e galhos). Em meio a tantas possibilidades, cabe ao perfumista decifrar harmoniosas composições e interpretar o mistério da metamorfose que cada nota - ou tom - irá gerar em um novo acorde. Essa não é fácil. Há um século existiam cerca de 150 ingredientes que poderiam ser usados na fórmula de uma fragância. Atualmente esse número saltou para mil extratos naturais e, graças aos avanços da química, há mais de 3.000 opções em sintéticos, que são a base de muitos perfumes modernos.

Matérias-Primas Naturais

Os óleos essenciais são obtidos por destilação de flores, plantas e ervas, tais como a lavanda (alfazema), rosas, jasmim, sândalo, frutas cítricas, bergamota etc. O perfume de jasmim se obtem através de um processo chamado "enfleurage", que consiste em impregnar as substâncias aromáticas em cera e depois extrair o óleo com álcool. Também são utilizados compostos químicos aromáticos.


Os fixadores que aglutinam as diversas fragrâncias incluem bálsamos, âmbar cinzento e secreções glandulares de civetas e cervos almiscarados. Estas secreções sem diluir tem um odor desagradável, porém em solução alcoólica atuam como conservantes. Atualmente, estes animais estão protegidos em muitos países, por isso, os fabricantes utilizam almiscares sintéticos.

Flores

Não é por acaso que fragância é praticamente um sinônimo de flor. É com seu aroma que a maioria dos perfumistas compões as suas criações.Rosa e jasmim, por exemplo, são consideradas os pilares da perfumaria. Tuberosa, Ylang-ylang e Flor de laranjeira, ou neroli, também tem seu lugar de destaque. Outras espécies se juntam nessa valiosa fonte de inspiração: calêndula, champaca, frangipani, gardênia, gerânio, íris, jacinto, lavanda, lilás, frésia, lírio, lírios do vale (ou muguet), madressilva, narciso, mimosa, osmanthus e violeta.
 
Raízes e rizomas


Resultam em essências notáveis, como a de gengibre, valeriana e vetiver. Este muito usado na perfumaria é um tipo de planta com raízes fortes e fibrosas que oferece um cheiro de terra com um toque amadeirado.

Continue reading...

História do Perfume



A arte da elaboração do perfume nasceu no Egito, e transpuseram os limites dos tempos e das pirâmides, e se transformaram em um acessório apreciado pelos ricos mortais, ao invés de ser privilégio unicamente dos deuses e dos mortos; assim, os sacerdotes aos poucos transformaram seus templos em autênticos laboratórios de " Perfumes Artesanais ". Por volta de 2000 a.C., os primeiros clientes foram os faraós e os membros importantes da corte; logo, o uso do perfume se difundiu; trazendo um agradável toque de frescor ao clima quente e árido do Egito.

A necessidade de contar com essências refrescantes tornou-se tão fundamental que a primeira greve da história da humanidade foi protagonizada em 1330 a.C. pelos soldados do faraó Seti I, que parara de fornecer unguentos aromáticos. Pouco depois (1300 a.C.), coube ao faraó Ramsés II enfrentar uma revolta de peões em Tebas, que estavam indignados com a escassez de rações de comida e de unguentos.
Os egípcios cuidavam muito de sua higiene pessoal, tinham hábito de lavar-se ao acordar, e também antes e depois das principais refeições; além de água, usavam uma pasta de argila e cinzas, a suabu, que era uma espécie precursora do atual sabonete; a seguir, friccionavam o corpo com incenso perfumado.

O químico árabe, Al-Kindi (Alkindus), escreveu no século IX um livro sobre perfumes chamado Livro da Química de Perfumes e Destilados. Ele continha centenas de receitas de óleos de fragrâncias, salves, águas aromáticas e substitutos ou imitações para droga caras. O livro também descrevia cento e sete métodos e receitas para a perfumaria, inclusive alguns dos instrumentos usados na produção de perfumes ainda levam nomes árabe, como alambique, por exemplo.
Os medico e químico persas Muslim e Avicenna (também conhecido como Ibn Sina) introduziram o processo de extração de óleos de flores através da destilação, o processo mais comumente utilizado hoje em dia. Seus primeiros experimentos foram com as rosas. Até eles descobrirem, perfumes líquidos eram feitos de mistura de óleo e ervas ou pétalas amassadas que resultavam numa mistura forte. A água de rosas era mais delicada, e logo tornou-se popular. Ambos os ingredientes experimentais e a tecnologia da destilação influenciaram a perfumaria ocidental e desenvolvimentos científicos, principalmente na química.

A partir da Espanha foi introduzido em toda a Europa durante o Renascimento. Foi na França, a partir do século XIV, onde se cultivavam flores, que ocorreu o grande desenvolvimento da perfumaria, permanecendo desde então como o centro europeu de pesquisas e comércio de perfumes.
Continue reading...

Nova Linha Avon SUN


Avon renova linha Avon Sun
Novo design, nova fórmula e fragrância suave.




Pensando em turbinar as suas vendas no verão 2009/10, a empresa de venda direta Avon, renovou a sua linha de proteção solar Avon Sun. Com a assinatura "Você precisa de sol, Sua pele precisa de Avon Sun", a linha traz novos produtos, com destaque para o Protetor Solar Radiance FPS 10, especialmente desenvolvido para a pele morena e negra, e o Bloqueador Solar KIDS FPS 50.

Avon Sun traz a exclusiva tecnologia UV Care Complex, que foi desenvolvida pelos cientistas dos laboratórios de Cuidados da Pele da Avon em Suffern (EUA), para oferecer proteção e um bronzeado saudável.

A nova tecnologia combina ampla Proteção UVA/UVB que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e queimaduras solares com ação hidratante prolongada e ajuda a prevenir o ressecamento e a descamação da pele. Textura Suave, não oleosa e de fácil aplicação completam os atrivbutos da linha. Os 12 diferentes produtos Avon Sun são indicados para todos os tipos de pele e idades.

As novidades da linha são o Bloqueador Solar Labial FPS 30, com o dobro de proteção, Vitamina E, Pantenol, Extrato de Camomila e Aloe Vera e o Protetor Solar Radiance FPS 10, desenvolvido especialmente para a pele morena e negra, contêm Manteiga de Cacau e Karité , Óleo de Coco e Vitamina E, para proporcionar um bronzeado iluminado e radiante.

O Óleo Bronzeador FPS 6, spray de toque seco, o Gel Hidratante Refrescante Pós Sol, formulado com Pantenol e Aloe Vera e o Bloqueador Solar KIDS FPS 50, com cheiro de uva, fecham as novas opções disponíveis nos catálogos da empresa.

Preços: de R$ 10,00 (bloqueador solar labial FPS 30 4,5gr) até R$ 35,00 (UV Care Complex Bloqueador Solar Kids FPS 50 100 gr)

Continue reading...

Fergie assinará Novo Perfume




Avon em parceria com a artista Fergie

Visando encontrar alguém que vislumbrasse a mesma independência, confiança e feminilidade, a Avon Products, Inc. escolhe a artista Fergie para refletir sua imagem como marca global. A artista, que além de cantora é compositora, estilista e atriz, participará da criação de uma fragrância que represente sua personalidade tão especial e atraente.

“Estou muito animada com esta oportunidade de trabalhar com a Avon para desenvolver meu primeiro perfume”, comentou Fergie. “Estou sempre buscando novas maneiras de me expressar e uma fragrância é uma forma perfeita de levar algo de minha originalidade e confiança a meus fãs e a consumidoras da Avon no mundo inteiro. Eu não poderia estar mais feliz em trabalhar com uma marca que tem uma reputação tão sólida de apoio às mulheres”.

O vice-presidente sênior e presidente global de Marca da Avon, Jeri Finard diz que a empresa está entusiasmada com a parceria com Fergie e acredita que ela será muito bem recebida pelas Revendedoras e consumidoras, pois além de ser um ícone de moda e estilo, é também uma mulher arrojada, talentosa e versátil: “Fergie é uma mulher forte, confiante e muito especial, que sabe muito bem quem é e no que acredita. Ela é inspiração para outras mulheres com a mensagem de fortalecimento, de que todas nós podemos realizar nossos sonhos. E essa é a mensagem central da marca Avon.”, completa.
Fergie aparecerá pela primeira vez em público pela Avon no dia 27 de outubro, no Baile de Gala Anual da Avon Foundation, em Nova York, onde se apresentará em apoio às causas defendidas pela Avon. O evento anual é um reconhecimento a pessoas que se destacaram por seu trabalho em prol de uma vida melhor para as mulheres.

Já no projeto em fase atual de desenvolvimento, Fergie participará ativamente da criação da nova fragrância, incluindo aroma, embalagem, nome e campanha. O novo perfume será lançado globalmente em agosto de 2010 e, nos Estados Unidos, estará disponível a partir de Novembro de 2010. Mundialmente, a distribuição será feita exclusivamente por meio da rede de Revendedoras Avon.

O portfólio de perfumes 'premium' da Avon já conta diversas personalidades e Fergie será mais uma. Entre os parceiros da empresa é possível citar Reese Witherspoon, Patrick Dempsey, Courteney Cox, U by Ungaro, Eon Productions for Bond Girl 007, Derek Jeter e Christian Lacroix.
Continue reading...

Hugh Jackman será vendedor de Avon no próximo filme!


Ator trocará as garras do mutante Wolverine por papel de representante da nossa marca de cosméticos!

Já imaginou um bonitão desses batendo à sua porta?

Pode se preparar!

Hugh Jackman irá estrelar e produzir a comédia Avon Man,  sobre um vendedor de cosméticos Avon.

A nova comédia, escrita pelo mesmo roteirista de Hitch - Conselheiro Amoroso, Kevin Bisch, irá contar a história de um homem que reluta em se tornar revendedor dos produtos da Avon, mas depois que a experiência toma forma, decide usar seu charme com as mulheres para se tornar um dos maiores vendedores da marca, tudo para salvar a família de um problema financeiro. No decorrer da trama, o personagem de Hugh Jackman irá recrutar todos os amigos - homens - para trabalhar na mesma função, a fim de ganhar um concurso regional.

Levado às telas pela 20th Century Fox, o longa será produzido por Jackman, John Palermo (X-Men Origens: Wolverine) e Gary Foster (Motoqueiro Fantasma).

Essa eu não vou perder!

Agora se o Wolverine também vende Avon,não tem mais desculpa!
Só não ganha dinheiro quem não quer, não é mesmo?
Continue reading...
 

Naila, Sua Executiva AVON! Copyright © 2009 Cosmetic Girl Designed by Ipietoon | In Collaboration with FIFA
Girl Illustration Copyrighted to Dapino Colada